12 de Outubro – Importância da reciclagem na infância

Importância da reciclagem na infância

No atual cenário em que vivemos, cada vez mais fala-se sobre a importância da reciclagem na infância e preservação do meio ambiente, pois, nossos recursos naturais são finitos, além das suas decomposições leveram milhares de anos até ocorrer. Diante disso, a prática da reciclagem acaba por ser a melhor forma – e mais rentável – para a solucionar este problema.

Diante dos fatos, como nossos pequeninos de hoje serão nossos adultos de amanhã, e que os recursos naturais estarão possivelmente mais escassos, é de cunho dos adultos de hoje conscientizá-los sobre o quão importante é a reciclagem de objetos descartáveis; e existe forma mais legal, divertida e interessante de conscientizá-los, se não for em forma de brincadeiras?

Pois nós, da Beeleaf, compartilharemos algumas brincadeiras divertidas que as crianças adorarão participar:

  • ACERTANDO O CESTO:
    Esta brincadeira, ensia as crianças a acertarem o cesto correto do lixo reciclável e, também, ensina de quais materiais são feitos cada objeto.
    Instruçõe para o jogo: são necessárias duas crianças e cinco cestos coloridos (cada qual, demonstrando sua devida cor e nomes). Ganha quem colocar a maior quantidade de objetos, dentro do cesto correto, e em menor tempo.
  • JOGO DE BOLICHE: Para realizar este jogo, você precisará de oito garrafas pet 600ml, areia, papel crepom, jornais e fita adesiva.
    Materiais para criá-los: Encha cada garrafa com um pouquinho de areia, pique o papel crepom, encha-os até a boca de cada garrafa e feche-as. Para fazer a bolinha, amasse os jornais, unindo-os até fazer uma bola resistente e envolva-os com fita adesiva, para deixar as bolas com maior fimeza e resistência. Oobjetivo é derrubar a quantidade máxima garrafas.
  • JOGO DE DAMAS: O tabuleiro poderá ser feito em uma placa de madeira, desenhando 64 quadradinhos; 8 na vertical e 8 na horizontal, sendo coloridos e de forma intercalada (para dúvidas, seguir o tabuleiro original de Damas). As 24 pecinhas, serão feitas de tampinha de metal ou plástico (ex: garrafas pet), sendo 12 de uma cor e 12 de outra. Pronto! Jogo criado.
  • FANTOCHES: Os fantoches feitos com meias velhas ou meia sem par já faz parte de antigas brincadeiras, além de serem bem tradicionais em nosso país.
    Materiais para criá-los: Meia(s), botões de roupas, novelos de lã coloridos, canetinhas e potinhos de iogurte limpos. Para confeccioná-los, basta suar sua criatividade. Como sugestão, os botões podem compor os olhos, as lãs sendo os cabelos, o potinho de iogurte sendo um chapeu e as canetinhas, para criar a boca e narizinho.

    Viu como é facil aprender brincando?! 😉

Sem deixar a fantasia e o lúdico de lado, a importância da reciclagem na infância contribuirá para a conscientização de todos e da nossa futura geração.

Siga BeeLeaf e compartilhe 🙂

1 comentário em “12 de Outubro – Importância da reciclagem na infância”

Deixe uma resposta