Dicas de consumo sustentável para aplicar no seu dia a dia

A busca por alternativas mais saudáveis requer um tempo de aprendizado e adaptação, porém sabemos o quanto é importante adotar novo hábitos para uma saúde e qualidade de vida melhor para todos. Sabemos que uma mudança de estilo de vida não se faz do dia para a noite. E para isso preparamos algumas dicas de consumo sustentável que te ajudarão nessa jornada:

DICAS DE CONSUMO SUSTENTÁVEL:

1. Pratique o consumo consciente

Você já parou para pensar como o consumo em excesso são fatores que impactam significativamente o meio ambiente? Saiba que os produtos passam por um processo de produção que utilizam um alto nível de recursos naturais do planeta, como por exemplo, a produção de uma camiseta que chega a gastar até 2.495 litros de água. Evitar o consumo por impulso e em excesso contribuirá significativamente para um planeta e uma vida melhor.

Reduza as embalagens, substitua produtos descartáveis, de preferência a produtos que produzem menos resíduos ou quantidades desnecessárias de embalagens e substitua produtos de vida útil curta por produtos de longa duração.

Confira aqui alguns produtos sustentáveis

2. Incentive a coleta seletiva

Lixeiras de coleta seletiva

Embora a coleta seletiva seja uma realidade e existam iniciativas no Brasil, ainda é um dos países que menos recicla no mundo. Com o reaproveitamento adequado do lixo, problemas como enchente, poluição, morte de animais marinhos entre outros, serão reduzidos consequentemente e por essa razão que a coleta seletiva está ai! Separar o lixo orgânico do reciclável já é um bom começo para essa separação.

Estimule o hábito no seu condomínio, bairro, empresa e principalmente em casa. O ideal é ter uma lixeira para cada tipo de material (orgânico, papel, metal, plástico, vidro entre outros). Uma ótima dica para quem não tem espaço ou está iniciando é separar o lixo úmido (o que estraga com facilidade) do seco (demora mais para se decompor).

3. Substitua a sacola plástica

Apesar das sacolas plásticas serem práticas, é um resíduo que causa mais impacto no meio ambiente devido ao tempo de degradação. Na maioria das vezes é utilizado apenas uma vez e depois são descartados. Além disso, são prejudiciais aos mares e rios, sendo um risco à vida animal, responsável pelo entupimento de bueiros, contribui para retenção de lixo e inundações.

Uma das dicas de consumo sustentável é utilizar bolsas reutilizáveis ou sacolas de pano são boas alternativas em substituição as sacolas plásticas na hora de sair as compras. As ecobags e sacolas de feira também podem ser utilizadas por muito tempo. Se necessitar transportar um alto volume de objetos as caixas de papelão são uma ótima alternativa.

Confira alguns produtos em substituição as sacolas plásticas

4. Descarte do óleo de cozinha

O óleo de cozinha tem uma grande contribuição na poluição das águas. Para se ter uma ideia, um litro de óleo de cozinha pode poluir até um milhão de litros de água. Além disso, ao atingir o solo, ele facilita a sua impermeabilização, fazendo com que a água das chuvas não seja absorvida e consequentemente, as enchentes são mais frequentes. Outro impacto negativo é o efeito estufa que óleo de cozinha pode causar quando se decompõe.

A melhor maneira para o descarte é armazenar o óleo usado em garrafas PETs e levar aos postos de entrega voluntária que farão corretamente o descarte desses produtos. Vale reforça que o descarte do óleo de cozinha na pia também não é recomendado, pois além de ser prejudicial ao meio ambiente acarretará, ao longo do tempo, no entupimento de encanamento.

#dicasdeconsumosustentável

Siga BeeLeaf e compartilhe 🙂

Deixe uma resposta