Lei em São Paulo proibi o uso de utensílios de plástico em comércios

Desde 1 de janeiro de 2021 passa a prevalecer a  lei em São Paulo nº 17.261 sancionada em 13 de janeiro de 2020, que proíbe o uso de descartáveis como “ copos, pratos, talheres, agitadores para bebidas ”  em comércios. Os utensílios devem ser substituídos por material biodegradável, compostável e reutilizável a fim de permitir a reciclagem.

Os estabelecimentos que devem cumprir com a regra são hotéis, bares, restaurantes, padarias, espaços para festas infantis, clubes noturnos, salões de dança, e outros, localizados na cidade de São Paulo, a lei inclui também eventos culturais e esportivos realizados na capital paulista.

O projeto criado pelo vereador reeleito Xexéu Tripoli (PV) foi discutido e aprovado pelos vereadores na Câmara Municipal ao longo de 2019 que foi sancionado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) em 2020 e os estabelecimentos tiveram um ano para regularizar e se adaptar a essa nova lei.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, pelo menos 16% do que é levado para aterros na cidade são plásticos, que foram utilizados uma única vez, essa lei beneficia a cidade pois visa reduzir a produção de lixo e estimula a educação ambiental, além de trazer a consciência dos impactos que os resíduos causam ao planeta.

A lei que foi tomada como exemplo a dinâmica em escritórios do Japão, que não fazem uso de lixeiras e todos os resíduos são de responsabilidade de cada cidadão em suas próprias casas.  

Mais e você? Já pensou no impacto que o plástico vem causando no planeta?

Que tal começar 2021 mudando seus hábitos de consumo?

Confira nossos produtos ! \o/

Fonte : Portal G1

Siga BeeLeaf e compartilhe 🙂

Deixe uma resposta